A APOST nasce oficialmente em 30.03.2011 com a presença de 27 franqueados, com o objetivo de congregar as franquias postais dentro de uma linha de atuação mais propositiva, que priorizasse o dialogo e intensa negociação com a ECT.
 
Paralelamente a uma filosofia de trabalho mais afinada com o moderno relacionamento empresarial entre franqueador e franqueados, havia nessa mudança de conduta o instinto de sobrevivência, pois, a permanecer os interesses inconciliáveis, uma ruptura se avizinhava. E esse trabalho que vinha desde 29.10.2010 quando se reuniram 8 ACF’s  que haviam passado pela licitação e se preparavam para inauguração de AGF’s. Já em 21.11.2010, conseguíamos uma agenda com o então Presidente da ECT, Sr. Davi Jose Matos, iniciando então aquela que seria nossa marca registrada: a intensa busca de soluções e melhorias para a rede, através da constante e ininterrupta negociação com o FRANQUEADOR.
 
Inicialmente como entidade de atuação regional, a APOST SP adotou esse nome por APOSTAR na idéia de que melhores resultados seriam alcançados a partir de sugestões de melhoria construídas com o franqueador, uma vez que a dedicação e os investimentos de muitos anos poderiam se perder totalmente. A rede franqueada não conseguiria levar o negócio adiante, da forma com que foi concebido para funcionar após as licitações. Em 26.04.2011 com a presença das Entidades representativas de  GT,MG, MT, MS, RJ, SC e SP  é oficialmente formada a APOST-BR nacional, com aprovação e registro de seu Estatuto. Em 11.05.2011, a APOST-Br é oficialmente recebida como Entidade representativa, pelo então DICOM – Sr. José Furian (na época ainda não haviam as Vice-Presidencias, como VIREL que depois se tornou VICOP).
 
A luta então passou a ser por uma realidade possível se não a ideal, por um modelo em que as famílias continuassem a viver deste negócio, conquistando melhorias e fortalecendo o sistema ao longo do tempo.
 
No árduo caminho da negociação identificou pessoas determinadas no lado franqueador, com visão igualmente moderna, que chegaram na empresa para fazer a diferença. Com vontade de trabalhar; de perseguir o ótimo em detrimento do bom; de incansavelmente buscar o melhor para toda a REDE, demostraram que a velha máxima é verdadeira quando afirma que PESSOAS é que fazem a diferença. Fizeram e continuam a fazer, pois hoje, após três anos de luta e vitórias, a APOST BR tem o que comemorar. Toda a REDE está no novo modelo (AGF) e está conseguindo levar adiante o negócio que temia perder, sucumbido pelas impostas amarras iniciais.
 
A confiança depositada por seus associados que, mesmo na total escuridão, na incerteza do sucesso deram as mãos foi preponderante, pois acreditaram que JUNTOS, SOMOS MAIS FORTES.